Máquina do tempo
Mais...
"Esta é a primeira vez que uma memória magnética, que não perde dados quando desligada, alcança temporizações comparáveis às memórias de acesso aleatório voláteis, com as SRAM e DRAM."
As memórias flash são um dos maiores sucessos recentes da eletrônica.
Tanto que os engenheiros estão se inspirando em suas vantagens para beneficiar outras aplicações como, por exemplo, a memória dos computadores.
Isto permitira computadores com inicializações quase instantâneas e que não perderiam os dados ao serem desligados.
O Dr. Richard B. Hoover, um renomado e premiado astrofísico que trabalha no Centro Espacial Marshall, da NASA, publicou um artigo alegando ter encontrado indícios de vida em um meteorito.
Fósseis de ETs?
O artigo foi publicado na sexta-feira em um periódico científico pouco conhecido, chamado Journal of Cosmology.
Juntamente com o artigo, o periódico publicou um comunicado sobre o aspecto controverso da descoberta e os cuidados tomados antes de sua publicação:
Dada a natureza controversa desta descoberta, nós convidamos 100 especialistas e enviamos um convite geral para mais de 5.000 cientistas da academia para revisar o artigo e apresentarem suas análises críticas. Nossa intenção é publicar os comentários, tanto favoráveis quanto desfavoráveis, juntamente com o artigo do Dr. Hoover.
A publicação dos comentários está prevista para acontecer entre hoje, dia 7, e o dia 10 de Março.
Até o momento, a NASA não se pronunciou oficialmente, ao contrário do que sempre faz, mesmo no caso de descobertas não tão significativas.
Um novo modelo de monitor para computadores pode ser o primeiro a dispensar completamente o uso de cabos para se ligar à CPU. Desenvolvido pela Fujitsu, em conjunto com o Instituto Fraunhofer, o protótipo utiliza a indução magnética e uma tecnologia chamada de Smart Universal Power Access (SUPA) para conduzir a energia elétrica.
A SUPA se baseia em pequenos transmissores, ou hotspots, que são distribuídos pelo ambiente para fornecer eletricidade.Para se comunicar com o computador, o monitor usa um aparelho conectado a uma entrada USB em PCs ou em notebooks localizados a até 10 metros de distância do transmissor.
O monitor terá 22 polegadas e será apresentado durante a CeBIT, uma das principais feiras de tecnologia, que acontece nesta semana, na Alemanha. A Fujitsu espera iniciar a comercialização do produto no mercado mundial em 2012.
via: Olhar Digital
Um bom modo de passar o tempo na internet é aprendendo novas línguas. O Google Translate é excelente para isso, pois além de tudo, ainda possui a opção “Ouvir” em alguns idiomas, utilizando robôs para criar sons com as palavras e frases que estão sendo traduzidas.
Quem nunca se divertiu fazendo as vozes robóticas pronunciarem algumas palavras aleatórias em vários idiomas diferentes? Pois um grupo resolveu ir além e descobriu modos de criar músicas (sequências de beatbox, mais precisamente) com o serviço, utilizando caracteres combinados para formar a estimulação fonética adequada a cada tipo de peça de percussão.
"O cristal líquido é controlado por um circuito eletrônico miniaturizado, inserido dentro da armação dos óculos."
Em 2009, um pesquisador da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apresentou uma espécie de óculos universal.
A ideia de nunca mais precisar trocar as lentes é tentadora. Mas o protótipo é esquisito, para dizer o mínimo, e exige nada menos do que uma seringa para que o grau seja ajustado.
A ideia do Dr. Ronald Blum parece estar mais alinhada com o estado da arte da tecnologia. Mas que ninguém se engane: a ideia está sendo desenvolvida há 12 anos, segundo ele.
Finalmente, o oftalmologista empresário está colocando no mercado os seus óculos eletrônicos, batizados de emPower.
Mais...
Asteroide raspa na Terra e bate recorde de aproximação: "Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%."
Na última sexta-feira, dia 04, um pequeno asteroide até então desconhecido passou raspando pela Terra.
Segundo a NASA, o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 quilômetros da superfície do planeta.
Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada.
Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%.
O recorde anterior havia sido registrado em 2004 - mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 quilômetros da superfície do planeta.
Mais...
"E não supera por pouco: um transístor de molibdenita em istandby/i consome 100.000 vezes menos energia do que um transístor atual de silício."
Sucessor do silício?
Seu nome é molibdenita e pouca gente na indústria eletrônica já havia prestado atenção nesse mineral barato e bastante abundante.
Agora, cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, descobriram que a molibdenita não apenas é um material semicondutor como também supera o silício por um estonteante fator de 100.000.
E, segundo eles, talvez seja melhor rever as apostas no grafeno como sucessor do silício: a molibdenita supera também a sensação da nanotecnologia no momento.
Vídeo holográfico é feito com Kinect hackeado: "Cientistas do MIT usaram uma única câmera do Kinect para produzir vídeo holográfico em tempo real, a uma taxa de 15 quadros por segundo."
Será que vale a pena comprar uma TV 3D?
Está cada vez mais difícil responder a esta pergunta, que muitos consumidores têm feito desde que esta tecnologia chegou às prateleiras, há cerca de um ano.
É que, a julgar pelo ritmo das pesquisas, logo será possível contar com imagens 3D verdadeiras, na forma de uma TV holográfica.
Mais...
Tecnologia microfluídica revoluciona telas e monitores: "Pesquisadores apresentaram uma nova tecnologia que pode mudar radicalmente a indústria de telas e monitores de computadores, celulares e outros equipamentos portáteis."
Pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, apresentaram uma nova tecnologia que pode mudar radicalmente a indústria de telas e monitores de computadores, celulares e outros equipamentos portáteis.
O professor Jason Heikenfeld, coordenador da pesquisa, afirma que a nova tecnologia não apenas pode ser fabricada com os equipamentos disponíveis atualmente como "promete uma tecnologia de imagem virtualmente sem consumo de energia."
"O que nós desenvolvemos quebra uma barreira significativa para obtermos telas eletrônicas brilhantes que não necessitam de uma pesada bateria para alimentá-las," afirmou Heikenfeld.
Mais...