Subcelebridades e as eleições: uma ratoeira chamada “voto de protesto”

O que de fato significa o tal “voto de protesto” e o que ele diz acerca de quem o pratica?

Para ser bastante direto, na maioria esmagadora das vezes, “voto de protesto” representa o atestado de ignorância política e de idiotice que boa parte da população ostenta – e curiosamente não sem um certo e inexplicável orgulho.

Existe uma série de mecanismos eletivos mundo afora, sendo que só dois deles nos interessam neste momento, pois vigentes cá na terra brasilis.

* majoritário, empregado nas eleições para presidente, senador, governador e prefeito.
* proporcional, utilizado nas eleições para deputado federal, estadual, distrital e vereador.

O primeiro dispensa maiores comentários, exceto quanto ao fato de que na eleição para Senador, o critério é o da maioria simples, (vence o candidato que receber a maior quantidade de votos válidos) e para o cargo de Presidente vale, no primeiro turno, o critério da maioria absoluta – 50% mais o primeiro número inteiro imediatamente superior, o nosso conhecido 50% + 1.



Se queriam uma mulher gatíssima para conseguir votos, erraram na escolha.


E esse sistema proporcional, como funfa?

É um sistema ligeiramente complexo que emprega uns pequenos cálculos. Tentarei explicá-los na forma de simples equações e peço a compreensão de vocês, meu caros, pela chatice que vem a seguir, mas que é fundamental para que possam entender. Antes, porém, as variáveis:

- VV / CC = CE. Coeficiente eleitoral (CE), obtido da divisão entre o número de votos válidos (VV) pela quantidade de cadeiras na Câmara (CC), é o número mínimo de votos que um partido precisa receber para poder ocupar as cadeiras disponíveis.

- VP / CE = CP. Coeficiente partidário (CP), resultado da divisão do número de votos que o partido ou coligação recebeu dividido pelo coeficiente eleitoral, é o número de cadeiras a que o partido inicialmente tem direito.
De que modo esse sistema pode ser usado contra nós, eleitores?



"O povo não desconfia de quanta gente eu trouxe escondida na barba."


Há um outro cálculo para a distribuição das vagas remanescentes, mas que não tem muita importância agora. O que é realmente relevante é que entendamos como esse sistema pode ser usado “contra” o eleitor?

Os partidos, orientados por seus publicitários, raça que em perversão só perde para os advogados, perceberam que poderiam usar a seu favor a ignorância política do povo aliada ao sentimento de revolução e subversão que muitas pessoas sentem ao eleger um candidato da estatura de um Tiririca.

A maior expressão dessa tática publicitária tem nome famoso, por sinal: Enéas Carneiro. Em 2002 o caricato da bomba atômica foi eleito Deputado Federal com o mais expressivo número de votos já dedicados a um candidato a esse cargo. Foram 1,5 milhão de votos que permitiram ao PRONA ocupar mais 5 cadeiras na Câmara dos Deputados. Do contrário, o partido não teria chegado sequer perto do CE.

Ou seja, enquanto alguns ficam aí achando que estão abalando o Bangu com essa bobageira sem fim de “voto de protesto”, quem ganha são os partidos, que usam essa arma contra os eleitores super espertões.

Estima-se que o Tiririca receba mais ou menos essa mesma quantidade e – adivinhem! – leva consigo mais uma patota de gente que o povo sequer conhece, mas que elegeu!




Pra piorar, o cara é analfabeto. Veja a partir de 1:01.


Além do Tiririca, quem mais participa desse esquema de enganação pública?

No Rio de Janeiro, quem parece estar com a bola toda (tu-dum-tsss!) é o jogador-técnico Romário.

Engrossam a lista de “famosos” candidatos:

* Batoré, aquele mesmo do A Praça é Nossa,
* Vampeta, os irmãos Kiko e Leandro do Bee Gees,
* As dançarinas “Mulher Melão” e “Mulher Pêra”,
* Túlio Maravilha,
* Marcelinho Carioca (mas é candidato por São Paulo),
* Tati “Quebra Barraco”,
* Maguila,
* Dhomini (o que pegou a Sabrina no BBB), entre vários outros.




É de não acreditar.


Não se iludam. A bizarra candidatura de subcelebridades não tem outra função senão captar votos para a legenda e assim conseguir mais cadeiras na respectiva câmara. Tudo isso com o aval do povo…

É uma enorme ratoeira onde os ratos somos nozes.
Recebeu email falando em voto de protesto?

Pronto, agora é só responder com o link desse post para ajudar a diminuir a ignorância dos amigos eleitores desse nosso Brasil.

Via: Papo de Homem

População santista aprova candidato NINGUÉM

Nem todo voto nulo é sinônimo de alienação. Isso é o que mostrou o coletivo anarquista Rede Libertária da Baixa Santista para a população de Santos (SP) nessas eleições. O grupo fez um ato em frente a igreja Pompéia, perto da faculdade Unisantos (local de votação). Todos estavam com nariz de palhaço e camisa do suposto candidato a presidência do PN (Partido Nenhum), o famoso Ninguém.

Eles explicaram para a população que por ali passava o porquê votam nulo e como fazer o mesmo. Tudo com uma urna eletrônica falsa, feita de isopor, e muito bom humor.

A população foi bem receptiva e muitos se identificaram com as propostas: “Tem que ampliar esse movimento do voto nulo. Ninguém serve, nenhum presta. Democracia é só aqui para nós, lá é só “esquema”, afirma Isaias Augusto de 51 anos.

Mesmo trabalhando como cabo eleitoral, Madalena Dias, de 25 anos, simpatizou com o movimento: “Vou votar nulo porque não dá para acreditar em nenhum político. Eles falam, falam e o Brasil continua do jeito que esta, sem emprego. Só estou trabalhando para esse partido para ganhar dinheiro, estou desempregada”.

Os manifestantes cantaram a musiquinha “Lula-lá” da campanha do candidato do PT trocando-o por “Anula-lá”. Outros gritos de guerra, um pouco sem rima, animaram o público: “O povo unido, É gente pra caramba”; “1, 2, 3, o meu forte é a rima”. Cartazes de políticos foram virados e pichados: “Vote nulo ou anule-se”; “Vote: 00 Confirma”; “Vendo fusca branco 85”; entre outras frases sem nexo satirizando as propagandas eleitorais.

O estudante de jornalismo Kadu Abecassis avaliou o evento como “uma grande oportunidade para trocar idéias com a população, explicar como votar nulo, como fazer para se abster, falar de anarquismo...”.

Por que votar nulo?

Se 50% da população mais uma pessoa votar nulo, a eleição é anulada, mas não é esse o grande objetivo dos anarquistas: “Assim como não acreditamos que a eleição vai transformar a sociedade, não acreditamos que o voto nulo o fará. O que acreditamos para a transformação da sociedade é uma forma de pedagogia, uma educação libertária, permanente. Onde 365 dias por ano você se insere na sociedade, se organiza, edita materiais, faz reuniões, organiza um movimento, luta junto com o povo”, explica Jonas Nunes, pesquisador anarquista e um dos organizadores do protesto.

“Votamos nulo como forma de protesto contra os partidos, seja de direita ou de esquerda, que querem fazer o povo crer que só se faz política uma vez a cada dois anos, só temos o direito/dever de opinar nas eleições”, explica Denise Hilena, vocalista de uma banda punk e membro da Rede Libertária. Para Safitri Janafa “ou se vota com os de cima, ou se luta com os de baixo”.

Nunes explica que “os anarquistas não votam nulo por um dogma. Preferimos anular um dia, na eleição, mas não se anular durante o resto do ano. Os partidos políticos pregam o oposto, a participação do povo somente em um dia”.

Nunes concorda que os partidos políticos tem projetos políticos diferenciados, mas para ele todos se eqüivalem no final, pois nenhum deles cria realmente uma ruptura ao sistema vigente, como o pensamento libertário propõe: “O máximo que podemos esperar é a possibilidade de reformas dentro da sociedade. Talvez um consiga dar um salário um pouco melhor do que o outro, mas sempre serão remendos, reformas dentro do sistema. Nada vai ser alcançado através do “menos pior”. Por isso as eleições servem somente para os que almejam apenas reformas na sociedade”.

“Não dou meu voto a ninguém, pois ninguém é superior a mim”, explica agitador cultural José Ricardo, mais conhecido como Mano Shabba, que lembra ainda que “os anarquistas não querem tomar o poder. Queremos diluí-lo para todas as pessoas”.

Criada em 1997, a Rede Libertária estará promovendo para o segundo turno uma série de debates e exibição de vídeos sobre a questão do voto na Cinemateca de Santos, durante os dias 23, 24, 25 e 26 de outubro. Mais informações pelo site www.festivalresistir.hpg.com.br ou pelo e-mail festival resistir@ieg.com.br



Ninguém para presidente

“Vote em Ninguém. Porque só Ninguém se importa com a sua segurança! Ninguém fará bom uso do dinheiro público! Ninguém está preocupado com a saúde e a educação! Ninguém cumprirá suas promessas! Não dê seu voto à toa! Para Governador: Cabeça de Leitoa”. Essas são as frases encontradas na camisa dos manifestantes.

“A campanha do Ninguém é um sucesso, até o Lula disse no debate: ‘Ninguém esta mais preparada do que eu para ser o presidente do Brasil’”, brinca Eduardo Interlichia.

Moésio Rebouças explica que nesse ano o PN fez aliança com o PCA (Partido dos Cães Anarquistas) que tem como candidatos Au Au Au, Rin Tin Tin, Pluto, Scooby Doo e Lassie. Aline Borges disse que não votou nos candidatos do PCA em protesto pelo fato de não terem incluído o Bandite, segundo ela o cão mais famoso dos desenhos animados.

Câmera inteligente monitora torcedores no estádio

Câmera inteligente monitora torcedores no estádio: "O hardware do sistema é composto por uma câmera de vigilância fixa, que cobre uma determinada área, e duas estéreo-câmeras ultra ativas."

Dimensões evaporam-se na gravidade quântica

Em escalas minúsculas, o espaço 3D com o qual estamos acostumados pode simplesmente deixar de existir, dando lugar a linhas simples, uma espécie de Flatland, o mundo plano vislumbrado na novela de Edwin Abbott, escrita em 1884.

Isso pelo menos é o que acredita Steven Carlip, da Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos.

Gravidade quântica

Trabalhando em teorias da gravidade quântica, que pretendem unificar a mecânica quântica com a Relatividade Geral, os cientistas perceberam recentemente algo curioso demais para ser uma mera coincidência.

Dentre as várias teorias diferentes que tentam explicar a gravidade quântica, todas preveem o mesmo estranho comportamento em pequenas escalas: campos e partículas começam a se comportar como se o espaço fosse unidimensional.

A observação pode ajudar a unificar a relatividade com a mecânica quântica. "Há algumas estranhas coincidências aqui que podem estar apontando para algo importante," disse Carlip à revista New Scientist.

Ele observou que as teorias produzem resultados semelhantes e trazem uma explicação de como as dimensões podem sumir. "A esperança é que nós possamos usar isso para descobrir o que realmente é a gravidade quântica," diz ele.

Desaparecimento das dimensões

O desaparecimento das dimensões veio à tona pela primeira vez em 2005, em simulações de computador realizadas por Renate Loll, da Universidade de Utrecht, na Holanda. Loll estuda uma teoria da gravidade quântica conhecida como triangulação dinâmica causal.

Ao analisar um parâmetro chamado dimensão espectral, que descreve como as partículas ou os campos afastam-se gradualmente de um determinado ponto - um processo semelhante ao da difusão - Loll descobriu que esse processo acontece rápido demais em escalas de 10-35 metros, o equivalente ao "comprimento de Planck", a distância em que os efeitos da gravidade quântica se tornam significativos.

Isto pode ser explicado se as partículas estiverem efetivamente se movendo em apenas uma dimensão espacial - quanto menos dimensões estiverem disponíveis, menos direções haverão nas quais uma partícula pode se mover e menor será o tempo que ela vai levar para sair de sua posição original.

O que Carlip percebeu é que o mesmo acontece em várias outras teorias que tentam explicar a gravitação quântica e mesmo em uma teoria inovadora, lançada em 2009 por Petr Horava, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que altera radicalmente as regras da Relatividade Geral.

E se abordagens tão diversas "esbarram" em algo em comum, esse algo pode de fato ser importante, ou mesmo essencial - uma propriedade da gravidade quântica, por exemplo.

Espuma quântica

Mas como as dimensões podem simplesmente desaparecer?

Carlip sugere que isso pode ser explicado pelo conceito de "espuma quântica", proposto por John Wheeler na década de 1950.

Wheeler sugeriu que as flutuações quânticas alteram a geometria do espaço-tempo, tornando-o instável e heterogêneo em escalas muito pequenas. "Mas isso é uma imagem qualitativa. Ninguém tem qualquer noção de com o que isso realmente se parece," comentou Loll.

Carlip sugere que esta espuma quântica pode se comportar de forma semelhante ao espaço-tempo nas proximidades de uma singularidade, o objeto no centro de um buraco negro. Segundo a Relatividade Geral, a gravidade é tão forte perto de uma singularidade que o espaço-tempo se distorce.

Nestas condições, a luz é tão fortemente curvada que pode levar um tempo infinito para que ela viaje entre dois pontos próximos, o que significa que áreas vizinhas do espaço-tempo tornam-se efetivamente desligados umas das outras, podendo se expandir e contrair de forma independente.

Carlip sugere que essa mesma desconexão pode ocorrer entre as diferentes regiões do espaço quando se olha para as minúsculas escalas da gravidade quântica. Como o espaço poderá se contrair ou expandir mais rapidamente em um ponto do que em outro, as dimensões do espaço podem ficar desconectadas nas escalas de comprimento da gravitação quântica.

Dimensões adicionais

Como resultado, a distâncias e escalas temporais suficientemente curtas, o movimento de uma partícula é dominado por uma única dimensão, ainda que esta dimensão preferencial continue mudando de forma aleatória.

Ou seja, se você esperar o suficiente, ou olhar para escalas de distância maiores, o espaço torna-se efetivamente tridimensional.

É claro que o campo fica aberto para especulações sobre dimensões adicionais em distâncias suficientemente grandes.

Por enquanto, contudo, são só conjecturas, e ainda não há indícios experimentais de que uma espuma quântica de fato exista.

Mas o fato de que um mesmo efeito surja de teorias tão distintas pode ser um sinal de que é melhor nos acostumarmos com a ideia, ainda que não saibamos explicá-la - por enquanto.


via: Inovação Tecnológica

Seabird, o smartphone-Firefox

Associar hardware a software livre sempre me remete àquele mouse estiloso do OpenOffice — lembra? Por isso fiquei com um pé atrás quando surgiu o burburinho de que havia um “Mozilla-phone”, um projeto de smartphone da criadora e dona do Firefox. Seria (mais) uma cilada, Bino?

Aparentemente, não. Antes de comentá-lo, é bom deixar claro que trata-se de um conceito criado por Billy May, um membro da comunidade Mozilla Labs, e que ele não se tornará realidade, ao menos não pelas mãos da Mozilla, que deixa claro, na página do projeto, que é uma empresa de software, ponto final.

Dito isso, apreciemos o Seabird, nome do conceito. Com formato diferente do que estamos acostumados a ver, e recursos bem avançados e diferentes, ele é calcado na Open Web, ou seja, com todas as suas tecnologias livres. Chamam a atenção os dois projetores pico nas laterais do aparelho, um dongle Bluetooth embutido que permite manusear o sistema de forma tridimensional e ainda serve de headset, e o carregamento sem fio, via dock. O vídeo contempla todas essas invencionices:







Via: Meio Bit

Brasileiros descobrem pista para estudar a gravitação quântica

Brasileiros descobrem pista para estudar a gravitação quântica: "A gravitação quântica é um fenômeno cuja medição direta é impraticável porque ela ocorre em locais inacessíveis ao homem, como o interior dos buracos negros."

USP cria nariz eletrônico que identifica cocaína e maconha no ambiente

USP cria nariz eletrônico que identifica cocaína e maconha no ambiente: "O equipamento pode dispensar os cães farejadores e é sensível o suficiente para detectar a presença das drogas em concentrações de apenas 10 nanogramas por centímetro cúbico de ar."

Humor!

Apple modificando padrão de plugs para fones de ouvido?




Na busca por criar dispositivos cada vez mais compactos, a Apple mostrou interesse em diminuir o espaço que atualmente um fone de ouvido ocupa dentro de iPods e iPhones. Uma nova patente foi feita pela Apple no U.S. Patent Trademark Office revelada pelo próprio órgão somente esta semana.

A patente descreve um fone de ouvido cujo pino de encaixe no dispositivo utiliza plugs do tipo Pogo. Assim, a entrada utilizaria vários pinos do tipo que, ao contato com o conector do fone, teria seus dados transferidos para o dispositivo e vice-versa.

A novidade já consta na mais recente versão do iPod nano, mas é possível que ela seja encontrada também nas próximas gerações dos gadgets da Apple por possibilitar redução de tamanho e espessura do gadget.

Atualmente as entradas de áudio utilizam uma viga cantilever que se estende ao longo da cavidade onde o fone estará conectado, mas ocupa muito espaço dentro do aparelho.

Fonte: Olhar Digital

Dados criptografados são processados sem serem decifrados

Dados criptografados são processados sem serem decifrados: "Eu pensei em dois números, dê-me a soma e o produto dos dois. Isto, e muito mais, já é possível com um esquema totalmente homomórfico de criptografia."

Redução na velocidade da luz é obtida dentro de um chip de silício

Redução na velocidade da luz é obtida dentro de um chip de silício: "O processamento totalmente óptico de dados vai exigir equipamentos capazes de retardar, armazenar e processar pulsos de luz. Isso foi feito em um chip a temperatura ambiente pela primeira vez."

Recorde mundial: programa ordena um terabyte de dados em 60 segundos

Recorde mundial: programa ordena um terabyte de dados em 60 segundos: "Ordenar esse volume de dados é bem mais complicado do que ordenar uma planilha eletrônica - dados na casa dos terabytes ou dos petabytes estão muito além da capacidade de memória dos computadores."

A Lua, como você nunca viu antes

A Lua, como você nunca viu antes: "Novos dados da sonda lunar LRO, da NASA, mostram que Lua teve uma juventude complexa e turbulenta, com uma geologia bem mais dinâmica do que se imaginava até agora."

Microprojetor a laser vai equipar notebooks e celulares

Microprojetor a laser vai equipar notebooks e celulares: "Além do entretenimento e da área de negócios, os pesquisadores estão vislumbrando várias outras aplicações, em particular na indústria automobilística e até em salas de cirurgia."

Pesquisadores criam robôs capazes de fraudar e enganar

Pesquisadores criam robôs capazes de fraudar e enganar: "Ignorando todas as questões éticas ligadas à robótica, os pesquisadores exploraram o fenômeno da fraude e do engano de uma perspectiva geral, o que a torna aplicável a interações entre robôs e entre humanos e robôs."

Pele eletrônica artificial terá uso em robôs e humanos

Pele eletrônica artificial terá uso em robôs e humanos: "A ideia é fazer com que o material tenha funcionalidades semelhantes à da pele humana, o que implica incorporar a capacidade de tocar e de sentir objetos."

Robôs ganham capacidade de aprender com a experiência

Robôs ganham capacidade de aprender com a experiência: "O objetivo do projeto Xpero foi desenvolver um sistema cognitivo para um robô que lhe permita explorar o mundo à sua volta e aprender através da experimentação física, testando hipóteses logicamente."

Leis da Física podem variar ao longo do Universo

Leis da Física podem variar ao longo do Universo: "Cientistas afirmam ter encontrado indícios de que as leis da natureza são diferentes em diferentes partes do Universo, o que poderia mudar completamente as atuais teorias da física."

Powered by Blogger | by Tazdemon